segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Recortes de um primeiro dia de aulas

"Pai, nem acredito! Estou numa escola nova, e não é só a visitar!", dizia a Rita.

"Hoje não brinquei nada!". "Não?", pergunto eu ao Zico. "Então o que fizeste?". "De manhã, arrumei o material, depois fomos brincar. Almoçamos e a seguir estivemos a brincar." Brincou pouco...

Fartaram-se falar. Contaram tanta coisa que às tantas já me perdia! Os 2 a falar ao mesmo tempo, a Teresinha que também os foi buscar, também ela a querer atenção. Tinha de pedir para terem calma e falarem à vez.

Pelo meio, o Zico chorou. Mudo. Calado. Chorou para dentro. As lágrimas em vez de escorrerem face abaixo, verteram para dentro. Estavamos no meio do trânsito. Parei o carro. Olhei para trás. "Chora à vontade. Chora o que tu quiseres. Podes chorar no meu colo o tempo que quiseres." Sorriu. Calou-se. Passou-lhe.

Foi um momento de mágoa que teve, de lembrança e de realização. Realizou que tem novos amigos, novos hábitos, novos espaços. Realizou. E pediu para ir à escola antiga um dia.

A Rita está muito contente! Muito, mesmo. Diz que assim que saímos, perdeu toda a vergonha. Fez amigas novas, sabe o nome delas e sente-se bem. Já fomos comprar o material em falta e já preparou a mochila de amanhã.

O Zico está... Nem sei bem. Talvez conformado seja a palavra que melhor o descreve. Aceitou a situação. Não está feliz mas também não protesta. Mostra os seus sentimentos qb e tenta adaptar-se.

Contas feitas, foi muito bom este primeiro dia. Eles sentem-se bem e isso é que importa.


Sem comentários:

Enviar um comentário