segunda-feira, 9 de junho de 2014

Mais uma corrida, mais uma viagem

Sábado, dia 07, última etapa do BES Run Challenge. Depois de ter falhado as 2 primeiras corridas e, com algum sofrimento, ter conseguido completar a prova da Costa de Caparica abaixo dos 50 minutos, faltava agora a prova de Lisboa.

Percurso plano, bem conhecido, de tantas vezes que já corri à beira-rio. A única dificuldade que teria de ultrapassar seria o meu próprio cansaço e a má forma que atravesso. A minha busca em melhorar tempos e ser mais rápido, com pouco tempo de treino, anda a pesar no corpo.

De qualquer forma, mesmo com os treinos mais ligeiros que tenho tido e apenas 3 semanas de recuperação, fui disposto a tentar fazer o melhor possível, fosse o que fosse.

Bom início de corrida, rápido, senti-me muito bem. 3 kms depois, com um ritmo a rondar os 4.40 mns/km, ia tranquilo. Assim fui até ao 2º abastecimento. Fiz 7 kms em pouco mais de 33 minutos e o andamento apontava para um tempo a rondar os 47:30 mns até final da prova, o que me deixava muito satisfeito. Longe do meu melhor, mas satisfeito dadas as circunstâncias.

Só que depois do 2º abastecimento, o corpo foi-se... cansado, muito cansado, sem conseguir manter o ritmo, fiz os últimos 3 kms já em claro sofrimento. Os 8 kms, passei-os ainda abaixo dos 39 minutos mas a perder velocidade. Tinha feito o último km acima dos 5 mns/km. Até final, foi sempre a baixar o ritmo.

Meta cruzada, com um tempo de 49:27, mesmo assim abaixo dos 50 minutos. Final sofrido, pernas doridas, mas objectivo alcançado de manter as corridas abaixo dos 5 mns/km. Lugar 899 em 2.777 participantes, mantive-me no 1º terço de participantes. Baixei bastante no meu escalão (V40) com o lugar 201 em 486 participantes.

Mas o corpo tem coisas curiosas: na corrida da Costa de Caparica, senti uma quebra bem antes, por volta dos 5 kms. O sofrimento foi mais agudo. Em Lisboa, senti-me muito melhor, mais rápido, com uma quebra mais tardia. No entanto, olhando para os tempos, fiz mais 10 segundos nesta prova e cruzei os 5 kms, 34 segundos mais tarde. Sempre me senti melhor na prova de Lisboa mas piorei o tempo em relação à prova da Costa de Caparica. Ainda não consegui entender bem porquê.

Agora não tenho mais provas nos próximos meses, vem aí o Verão. É aproveitar para treinar bem, com mais tempo. Desde a meia-maratona em Março, o tempo e qualidade de treino têm sido algo prejudicados por causa das provas que fiz (3 em menos de 3 meses). Espero conseguir recuperar bem, ficar mais veloz para a partir de Setembro conseguir bater o meu recorde dos 10 kms que ainda está nos 46 minutos.

2 comentários:

  1. O que não falta por aí são provas durante os próximos tempos! É bom para melhorar o ritmo! nada de desistir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desistir?! Nem pensar! Mas treino sem aquela "pressão" da corrida que se segue e na qual queremos melhorar o nosso tempo.

      Eliminar