quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Correr para quê?

No ano passado, aí por Abril, comecei a correr. Devagar, devagarinho, com o único objectivo de melhorar a minha preparação física. Sempre fui jogador de bola, nunca gostei de mais nenhum desporto mas estava cansado de não fazer nada. Detesto ginásios e, assim, comecei a correr.

Pouco tempo depois, nasceu a Teresinha. Isso e um pico de trabalho, puseram-me fora das corridas. Durou pouco...

Este ano, depois da Teresinha estar já mais crescida, voltei às corridas. Outra vez, com o objectivo de melhorar fisicamente e de conseguir fazer 5 Kms abaixo de 30 minutos. Corria pelas Avenidas Novas, devagarinho, ia vendo as pessoas, as ruas, os prédios. Com algum treino, consegui o objectivo.

Depois, procurei alargar um pouco a distância e correr os mesmos 5 Kms abaixo de 25 minutos. Consegui ambos. Fiz a minha primeira corrida em Junho - Marginal à Noite - e correu muitíssimo melhor que o esperado: 7,8 Kms em quase 39 minutos!

Achei que podia e devia levar a coisa mais a sério. Comecei a investigar planos de treino para corridas de 10 Kms, comecei a treinar mais seriamente em Julho e inscrevi-me na minha primeira corrida em Setembro - a corrida da Marginal. Lá fui treinando. Na véspera da corrida, sentia-me lindamente! Achava que ia fazer já uma corrida sensacional, abaixo dos 50 minutos (o melhor que tinha conseguido, em treino, eram 53 minutos). Foi uma desgraça! Um Domingo de muito calor, uma corrida mal gerida. Aos 4 kms estava estoirado, aos 7 kms já andava... terminei a corrida em 56 minutos! Quando cheguei, tive de me sentar no chão e demorei alguns minutos a recuperar o fôlego.

Continuei a treinar. Tinha-me já inscrito noutra corrida em Outubro e, entretanto, soube da Corrida dos Descobrimentos. Pelo meio, abriram as inscrições para a Corrida do Sporting.

Lá fui, em Outubro. Com mais calma, mais cabeça e preparado para não voltar a fazer a mesma asneira. Na Corrida do Aeroporto, terminei com 51 minutos. Fiquei extremamente contente. Afinal, tinha melhorado bastante e o percurso era difícil.

Continuei a treinar com o objectivo, agora, de fazer os 10 kms abaixo dos 50 minutos. E a corrida seguinte era a do meu Sporting. Não podia falhar, de maneira alguma! Preparei-me bem, repliquei o percurso por uma vez e vi que era capaz. Se gerisse bem o esforço, seria capaz! E fui. Terminei a corrida em 48'59''. Já estava! Tinha conseguido!

Só que, entretanto, já tinha a minha inscrição para a semana seguinte para a Corrida dos Descobrimentos. Pensei em não participar mas depois, lá reconsiderei. Só treinei 1 vez entre as corridas. Enchi a barriga de pizza e coca-cola na véspera (que saudável e próprio para correr)! Dormi bem. Acordei bem.

No passado Domingo, estavam 5 graus à hora da partida. Um gelo! Arranquei disparado. Estava pronto para o que fosse. Não tinha nada a perder. Durante toda a corrida, sempre me senti bem. Aos 4 Kms, tinha já quase a certeza que iria bater o meu recorde da semana anterior. Aos 6 Kms, reduzi o ritmo para me resguardar. Aos 7,5 Kms, arranquei. Passei por muitos que me tinham ultrapassado uns Kms antes. Aos 9 Kms, disparei! Estava de tal forma contente que passei por um "colega" e disse-lhe: «9 Kms, só falta 1, 'bora!". O coitado do rapaz já mal aguentava e via-me a sprintar a 1 Km do fim.

Terminei em 46 minutos! Terminei no lugar 121 e em 16º do meu escalão! Nem sei o que vos diga de tanta felicidade que tenho!

Lembro-me quando comecei a correr. Achava difícil fazer 10 kms abaixo de 1 hora. Nunca pensei ser capaz de fazer abaixo de 50 minutos. Quando amigos meus me diziam que faziam a distância em 45 ou 44 minutos, pensava: «Nunca hei-de ser capaz!». Mas fui. Treinei. E competi contra o meu pior "inimigo", o meu maior adversário: eu próprio. E ganhei! E estou contente.

Agora, quero preparar-me bem para conseguir fazer uma meia-maratona. Só quero terminar, bem, com fôlego e contente. Tal como consegui no Domingo passado!

Mas afinal, corro para quê? Simples. Para mostrar a mim mesmo, e também aos meus filhos, que não há impossíveis. Nada é impossível. E porque me dá um enorme prazer! Grande parte das vezes, somos nós próprios quem complica as coisas e tornamo-las difíceis. E, grande parte das vezes, é tudo tão fácil... é só querermos! E se nos der prazer, ainda melhor!

1 comentário:

  1. Exactamente! Não vejo a hora de voltar a pôr uns ténos nos pés... :-)

    ResponderEliminar