terça-feira, 8 de outubro de 2013

12:42

Há precisamente 9 anos, pelas 12h42m, nascia a Ritinha. Nesse dia, senti que o meu coração tinha aumentado de tamanho. De forma natural, um bebé que nunca tinha visto, amei-o desde o primeiro momento. E para tal acontecer, não precisei de deixar de amar ninguém. Foi um amor que nasceu, não foi roubado, simplesmente nasceu. Com a Rita, nasceu amor no meu coração.

Sempre foi, sempre será a minha Princesa. Passei muitas horas com a Rita ao colo, à conversa. Desde muito bebé. É algo que faço com todos os meus filhos que rapidamente começam a entender tudo aquilo que lhes digo. Falo-lhes normalmente, de tudo. Rapidamente percebem tudo o que se lhes diz.

Na altura, ainda trabalhava numa empresa. Fazia o esforço de ir cedo para casa. Durante muito tempo, a Rita só conseguia fazer a sesta do final de tarde quando eu chegava pois só ao meu colo é que ela acalmava e dormia aquela meia-hora antes do jantar.

Desde cedo entendi que qualquer filho tem, em sentido literal, uma relação umbilical com a Mãe. Se eu quisesse ter uma relação próxima com os meus filhos, tinha de os ter junto a mim e teria de fazer tudo, ou mais, que uma Mãe faz. O primeiro banho da Rita, fui eu que dei. A primeira fralda, fui eu que mudei. O cordão umbilical caiu quando eu mudava uma fralda. O primeiro biberão, dei eu. A primeira papa, também. De noite, ficava eu acordado. Sempre partilhei tarefas, em tudo. Ainda hoje recordo as noites maravilhosas que passei com a Rita ao colo a dar-lhe biberão. Fosse às 4h, 5h, 6h da manhã, era para mim um prazer. E não estou a exagerar!

A Rita já está crescida, já não é "o meu bebé". Tem outros gostos, outras vontades, outros desejos. É apaixonada pela Mãe - e eu adoro isso! - e a nossa relação é hoje muito diferente. Faz parte do crescimento, de ambos. Mas se eu não tivesse investido as horas todas que investi com a Rita, quando ela era bebé, também não teria o que tenho hoje.

Hoje, de fonte segura, posso dizer que os meus filhos foram e são o meu maior e melhor investimento. Todas as horas que com eles passei, todas estas minhas 4ª feiras, são de uma recompensa que rebenta com qualquer escala de análise de investimentos.

Parabéns minha Ritinha!

3 comentários:

  1. Parabéns à minha e adorada afilhada e parabéns Gonçalo por esta iniciativa!!!
    Está girissimo! Vou ser leitora assidua de certeza!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Gonçalo,

    Acabei de ler a tua primeira "partilha"! Claro que pinguei!!! por vários motivos ... mas principalmente pelo facto de seres PAI e de partilhares a tua experiência, disponibilidade e dedicação tão rara nos dias de hoje!
    Muitos Parabéns!
    Andrea

    ResponderEliminar
  3. Olha que bonito! As madrinhas a serem as primeiras a comentar, a da mais velha e a da mais nova! Sejam bem-vindas às minhas 4ª feiras!

    ResponderEliminar